"Anfíbio", por Alexandre Faria






“O poeta contemporâneo tem que ser perigoso como Dante foi perigoso: uma força respeitável frente às demais forças sociais. Do contrário, no entontecedor movimento rumo-Norte a que assistimos em nossos dias, a poesia seria qualquer coisa de marginal, menina chorona ou risonha, abandonada à beira de uma auto-estrada de tráfego intenso. O poema precisa funcionar como qualquer outra coisa. E para que possa fazê-lo, para que a poesia possa voltar a ser – como sem dúvida já o foi e potencialmente ainda o é – o mais eficaz, o mais perene e o mais exato dos meios de comunicação, é necessário, em suma, que o poema viva em função do tempo, do espaço e do homem – contra ou a favor, nunca indiferente”. (Mário Faustino)


Rogério Batalha é um poeta perigoso. Mas não o tema o leitor; pelo contrário, comemoremos. Depois de Malícia, Bazar Barato e Melaço, Anfíbio põe mais força no moto-contínuo desta antiga e inesgotável motriz de sonhos e vidas, a poesia. Não o tema, mas cuidado, leitor! Há muito mais do que vidas duplas ou duplos sentidos neste livro. Não queira encontrar, em Anfíbio, os sapos. Aqui estamos mais para os caranguejos cabralinos. Só que, criados no mangue carioca, driblam a severinidade da morte-vida e a aspereza da forma rígida: continuam farejando delícias como quem burla a própria ambigüidade vital (manipula a toalha xadrez do destino), ora num pé-sujo de Madureira, ora numa aula de literatura.
A divisão interna que o leitor encontrará em Anfíbio também seria similar à do poeta pernambucano. São duas águas: a primeira se quer visualmente lida, as posições do verso, as fontes tipográficas reclamam um significado plástico ao poema; experimente ler, por exemplo, os versos deslocados de “A flor inusitada”: finalidade paira descrente. Esta também é a água da reflexão metapoética e da intertextualidade literária, rasuras que Batalha imprime em si mesmo e em outros poetas perigosos: estão lá a “Machadiana”, a “Oswaldiana”, ou a “Antena premonitória”, que também podia se chamar poundiana (borogodó / ao máximo grau possível).A segunda água, fluviante, flutual, requer um complemento auditivo: harmonias e melodias, tão maliciosas quanto os poemas, que os parceiros (Paulinho Lêmos, Moacyr Luz, Kinho, Dú Basconça) t(r)ocaram com Batalha. Por esta audição temo que o leitor ainda espere um pouco: por enquanto só há CD demo (o medo anagrama do demo ?), guardando pérolas como “Malícia” ou “Aliás”. Paciência! Sabemos que, a cada década, as coisas ficam menos fáceis nessa auto-estrada de tráfego intenso rumo-Norte.E é justamente por isso por não ser nada fácil colocar em circulação música e poesia (das boas), por ser quase impossível tirar a poesia das margens dessa estrada, da rapinagem do marketing, ou das pequenas castas inertes (Imagina, a vida que eu queria / Livraria o Leblon) é exatamente por isso que Rogério Batalha é um poeta perigoso: em função do nosso tempo, do nosso espaço, da nossa vida, escreve seus poemas, fabrica seus livros, inventa a Bizu, se mete em recitais pelas águas e lamas da cidade (Se a minha cidade já não é / Um Rio de águas cristalinas / Quem há de negar / Que ela ainda é a matriz da poesia). Enfim, vai se safando (anfíbio / e rasteiro / demiurgo / de si mesmo / da vida / os nervos) e engrossando o coro daqueles que insistem para nós, leitores e brasileiros, que há uma saída poética: um discurso que é bárbaro e nosso, macunaímico e malandro; o discurso do entre-lugar; de quem sabe que é melhor fazer uma canção [do subversivo ato de / cantar / (dar as costas para o / real luar) / morar / no entrelugar]. Finalmente, é neste entre-lugar que o novo livro de Rogério nos coloca: não só no equívoco limite entre o que é poesia e o que é letra de música, mas também nas fronteiras de um espaço híbrido entre o risco de ler Quixote (Se De La Mancha bordou com sua lança / Devaneios imortais) e o risco de ouvir no rádio do motel algum hit biodegradável (tipo Rosana – “Como uma deusa”); ou entre a sintaxe do estranhamento (jamais descobrirá / esta grita: / turba enfurecida) e o lugar-comum de novela da Globo (muita calma nesta hora).Ao anunciar seu (entre)lugar, Anfíbio deixa para trás a dicotomia das duas águas que nos orientava a leitura. Apesar de suas duas partes, não se deixe iludir, leitor, o livro inteiro é ruidosa pororoca: foz das letras / de minha parca alma (duas enseadas) / onde a pororoca de minha vida / dispara. Para com vida que dispara, com suas elevações repentinas e seus banzeiros, Rogério nos impede de ser indiferentes.


Alexandre Faria é escritor, poeta e Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)